domingo, 24 de junho de 2012
Madonna: Placa evocativa dos concertos dos U2 em Coimbra tapada por tenda de refeições
A placa evocativa dos concertos dos U2 em Coimbra, colocada em 2010 no passeio fronteiro ao estádio municipal, na então chamada "Calçada dos Imortais", está escondida por uma tenda de refeições da produção do concerto de Madonna.
Na placa - em que figuram os nomes dos quatro elementos dos U2, o símbolo da banda e as datas dos concertos de Coimbra (02 e 03 de outubro de 2010) - restava hoje, visível, no exterior da tenda, o nome de Adam Clayton, baixista da banda irlandesa, verificou a agência Lusa no local.
Ao final da manhã, a parte da placa visível, adjacente a grades metálicas ali empilhadas e outro material para o concerto da cantora norte-americana, foi tapada com um estrado de madeira.
A 03 de outubro de 2010, quando da evocação dos concertos dos U2 - no passeio, em frente à entrada principal do estádio Cidade de Coimbra, do lado poente do recinto -, foi divulgado que aquele local iria integrar-se na chamada "Calçada dos Imortais", projeto da Câmara Municipal que pretendia homenagear eventos e personalidades da cidade e que, aparentemente, não teve continuidade.
"Queremos transformar todo o passeio em redor do estádio na 'Calçada dos Imortais' para que as gerações vindouras recordem os heróis de Coimbra e os heróis do Mundo, como os U2, que ficaram com o seu nome ligado a Coimbra", disse, na altura, o vereador Luís Providência.
Além da banda irlandesa, o vereador, que também preside ao Turismo de Coimbra, pretendia ver evocados, na "Calçada dos Imortais", nomes e eventos da cultura e desporto como a Rainha Santa Isabel, os dois jogos de futebol realizados no estádio por ocasião do Euro 2004 ou o escritor Miguel Torga, entre outros.
Luís Providência admitiu, na mesma altura, que o espaço poderia tornar-se "uma espécie de passeio da fama à moda de Coimbra", embora distinto de outros "porque em calçada portuguesa", ressalvou.
A agência Lusa tentou hoje ouvir Luís Providência mas, até ao momento, os contactos resultaram infrutíferos.
Diário Digital com Lusa
Bono encontrou-se finalmente com Aung San Suu Kyi Homenageada nos concertos dos U2, líder da oposição birmanesa recebeu prémio da Amnistia Internacional na Irlanda
A líder da oposição birmanesa encontrou-se esta segunda-feira com o vocalista dos U2, que se disse deslumbrado Aung San Suu Kyi. O encontro aconteceu em Oslo, na Noruega, antes da partida para a Irlanda, onde Suu Kyi vai receber o prémio Embaixador da Consciência da Amnistia Internacional.
O primeiro a chegar foi Bono, ícone da música pop e ativista dos direitos do Homem. E a seguir chegou uma dos seus ídolos: Aung San Suu Kyi, líder da oposição birmanesa, presa durante 24 anos por defender a democracia, e cujo rosto apareceu várias vezes nos ecrãs gigantes instalados nos concertos dos U2, banda que até lhe dedicou a canção «Walk On».
Os dois encontraram-se em Oslo, num fórum dedicado à mediação de conflitos armados. Um encontro que acontece depois de Suu Kyi ter ocupado o lugar de deputada em abril, eleita nas primeiras eleições na Birmânia em mais de 20 anos. O país foi governado nas últimas décadas por um regime militar que impediu Suu Kyi de receber o Nobel da Paz que lhe foi atribuído em 1991, e só agora o prémio foi oficialmente entregue.
Suu Kyi e Bono partiram depois para Dublin, na Irlanda, onde a líder da oposição birmanesa recebeu o prémio Embaixador da Consciência, e onde assistiu a um concerto em sua homenagem, com os U2 e músicos como Bob Geldof.
fonte:tvi24
Assinar:
Postagens (Atom)